Enjoos na gravidez – Parte 1
Smith et al. (2002) publicaram dois artigos do seu estudo sobre a náusea e vómito durante a gravidez. O primeiro olha à eficácia da acupunctura e o segundo olha à segurança do tratamento da acupunctura no início da gravidez. O objetivo seria comparar o tratamento para a náusea e o vómito entre a Acupuntura Tradicional, Acupuntura apenas no ponto Neiguan P-6, Acupuntura Sham e sem Acupuntura.
593 mulheres com menos de 14 semanas de gestação, que sofriam de náusea e vómitos na gravidez, foram selecionadas aleatoriamente para quatro grupos e receberam tratamentos semanais. Todos os grupos receberam tratamento dos mesmos especialistas. Os resultados do tratamento foram medidos em termos de náusea, vómito seco, vómitos e estado da saúde:
Grupo da Acupuntura Tradicional |
2 tratamentos de 20 minutos na primeira semana, seguidos por 1 tratamento semanal durante as 4 semanas seguintes;
Comparado com as mulheres que não receberam qualquer tipo de tratamento reportou menos náuseas ao longo do estudo e menos vómito seco a partir da segunda semana.
Grupo da Acupuntura Sham |
Acupunctura em pontos perto dos da Acupunctura Tradicional, mas diferentes;
Menos náusea e vomito seco a partir da terceira semana.
Grupo da Acupuntura Neiguan P-6 |
Mesma frequência que o grupo da Acupunctura Tradicional e da Acupunctura Sham;
Menos náuseas a partir da segunda semana e menos vómito seco a partir da terceira semana.
Enquanto todos os grupos de acupunctura reportaram melhorias com a náusea e vómito seco, foi o da Acupuntura Tradicional que teve uma resposta mais rápida. As pacientes da Acupunctura Tradicional também reportaram melhorias em 5 aspetos da saúde no geral:
> Vitalidade;
> Função social;
> Função física;
> Saúde mental;
> Função do foro emocional;
Quando comparado à melhoria em 2 aspetos com os grupos Neiguan P-6 e Sham. No grupo sem tratamento só houve melhoria em 1 aspeto.
Apesar de não terem havido diferenças nos vómitos entre os grupos de tratamento, os autores especularam que mais tratamentos frequentes podem ter produzido mais benefícios. Recolheram-se dados relativos a complicações na gravidez, resultado perinatal , anomalias congénitas e problemas com o recém nascido, para avaliar a segurança da Acupunctura no início da gravidez e não foram encontradas diferenças no resultado destes testes entre os grupos envolvidos – não há efeitos secundários sérios no tratamento de acupunctura, no inicio da gravidez.
Em suma, a acupuntura é segura e eficaz para mulheres que experienciam náuseas e vómito seco no início da gravidez.
Na http://qihai.pt pode encontrar suplementos que ajudam nos enjoos. Nunca se automedique fale sempre com o seu especialista.
Veja também o nosso serviço de medicina tradicional chinesa https://essenceprimecare.com/medicina-tradicional-chinesa/