Skip to content
Previous
Next

Sessões de Acupuntura Tradicional Chinesa

A Acupuntura é uma técnica milenar da medicina chinesa que, através da inserção de agulhas, ativa e estimula as funções inatas de autorregulação do individuo com o objetivo de procurar o seu bem-estar e equilíbrio. Declarada pela UNESCO em 2010 como património cultural imaterial da humanidade, a acupuntura possui ações terapêuticas como: ação analgésica; relaxamento muscular; reparação e cicatrização tecidual; sedativo/tranquilizante; promotor da imunidade; ansiolítico e antidepressivo; antiemético (contra os vómitos e náuseas); bloqueador da acidez do estômago; auxiliar no tratamento de dependências químicas e/ou psicológicas; indução do sono; entre outros.

Cientificamente, como se explicam os seus efeitos?

Segundo o modelo neuroquimico do corpo humano, a acupuntura exerce os seus efeitos através da estimulação de terminações nervosas do tecido conjuntivo e dos músculos. Estes nervos libertam neuropeptídeos como resposta ao estímulo efetuado, promovendo o aumento da circulação local, oxigenação e aporte de nutrientes. Os seus níveis de atuação são de largo espectro, desde o Sistema Imunitário, Nervoso, Endócrino e Glândulas Exócrinas.

É possível fazer acupuntura sem agulhas?

Sim, através de electrodos de pequenas dimensões ou laser. Através de um electroestimulador são desencadeados processos neurológicos a nível medular e cerebral tal como sucede com a manipulação das agulhas.
A OMS (organização Mundial de Saúde) recomenda a acupuntura para as seguintes patologias:

A OMS (organização Mundial de Saúde) recomenda a acupuntura para as seguintes patologias:

Sistema circulatório: Hipertensão; Angina de peito; Arteriosclerose; Anemia; e Síndrome das mãos e pés frios.
Sistema digestivo: Síndrome cólon irritável; Espasmos gastrointestinais; Colite, Obstipação e diarreia; Alergias alimentares; Úlceras; Gastrite; Azia; Cólica abdominal; Pedras na vesícula; e Hemorróidas.
Sistema respiratório: Asma; Bronquite; Constipação e gripe; Enfisema; e Doença pulmonar obstrutiva crónica.
Sistema urinário: Infeções urinárias; Cólica renal; Pedras nos Rins; Incontinência urinária; Infertilidade masculina e feminina;e Disfunções sexuais.
Sistema ginecológico e obstetrícia: Síndrome pré-menstrual; Dores menstruais; Endometriose; Ovários poliquísticos; Menopausa; Complicações na gravidez; Enjoos matinais; Aborto espontâneo; Menstruação irregular; e Distúrbios hormonais.
Sistema nervoso e psicologia: Ansiedade; Insónia; Depressão; Stress; Dificuldade concentração e memória; e Tabaco, álcool e drogas.
Sistema músculo-esquelético e neurológico: Artrite, artrose e gota; Ciática; Dores na coluna, joelho e ombro; Tendinite; Cervicalgia; Nevralgia do trigémeo; Paralisias; Cefaleias e enxaquecas; AVC; e Fibromialgia.
Sistema endócrino: Obesidade; e Diabetes.
Dermatologia: Acne; Eczema; Urticária; Zona; e Psoríase.
Otorrinolaringologia e oftalmologia: Otites; Dor de garganta e amigdalites; Sinusite e rinite alérgica; e Sensibilidade, dor e secura dos ouvidos.
Oncologia: Efeitos secundários da quimioterapia e radioterapia.

Massagem Tui-na

A Massagem TuiNá é um método da Medicina Chinesa que requer um diagnóstico prévio de maneira a identificar e avaliar os desequilíbrios energéticos a compensar. Este nome, de origem chinesa, traz consigo a natureza vigorosa da prática desta massagem terapêutica: “Tui” significa empurrar e “Na” significa agarrar. Fundamentada nas teorias da energia vital, do sangue e dos órgãos, guia-se pela teoria dos meridianos e colaterais, permitindo simultaneamente uma atuação terapêutica e de relaxamento músculo-esquelético.

Benefícios:

PELE

Estimula e tonifica a pele ativando a circulação sanguínea, facilitando a eliminação das toxinas e fornecendo mais brilho à pele.

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E LINFÁTICA

Os movimentos, as percussões, as fricções da Tui Na ativam a circulação dos fluidos orgânicos e em particular do sangue e da linfa. Uma melhor circulação sanguínea permite a distribuição do oxigénio nos tecidos e uma melhor eliminação das toxinas.

SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO

Graças à sua ação estimulante sobre a circulação dos fluidos, as fibras musculares desembaraçam-se rapidamente das toxinas que geram fadiga, distensões, contrações e outras patologias associadas.

SISTEMA NERVOSO

Uma das principais funções deste sistema é transmitir as ordens aos diferentes músculos, coordenar as funções vitais e gerir a informação sensorial. A Tui Na permite acalmar este sistema, muitas vezes sobrecarregado por demasiados estímulos sensoriais, desde o stress e preocupação a crises de pânico ou depressão.

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

Várias glândulas endócrinas estão relacionadas com pontos de acupunctura e, por seu intermédio, o stress e as emoções agem sobre a energia dos órgãos, enfraquecendo-os ou esgotando-os. Estes pontos podem ser ativados ou harmonizados por forma a nos aproximar-nos da homeostasia.

Previous
Next

Fitoterapia

Enquanto parte integrante da Medicina Chinesa, esta ciência com cerca de três mil anos estuda as plantas medicinais e as suas aplicações no tratamento de patologias clínicas. Uma fórmula fitoterápica chinesa poderá englobar seis ou mais plantas, e cada uma delas com objetivos bem definidos. A sua forma de atuação é encaminhar os agentes principais ao local da patologia e impedir efeitos colaterais indesejados.
Para a sua correta prescrição é obrigatório conhecer-se as ações energéticas, curativas e sinergéticas de cada planta, no sentido de constituir uma fórmula de fitoterapia chinesa e prescrevê–la de acordo com as suas propriedades e ações. De maneira a garantir a sua total segurança, Essence Prime Care trabalha com laboratórios reconhecidos com fórmulas comerciais pré-estabelecidas.

Dietética

É pela escolha e ordem de introdução dos sabores, consistências, temperaturas e até das cores, que são determinadas uma série de reações psicofisiológicas, cujo efeito pode ser tonificante, dispersante ou ainda reequilibrante das diferentes funções orgânicas. Adequar a alimentação e sabor dos seus efeitos sobre o nosso corpo, é saber a maneira de se intervir nos casos do vazio ou plenitude dos órgãos. Através desse conhecimento a Medicina Chinesa, elaborou um procedimento para repor os gastos energéticos e da matéria, proporcionando vitalidade e longevidade celular. Paralelamente, combate os processos degenerativos, o envelhecimento precoce e principalmente o aparecimento de patologias crónicas através da prevenção e manutenção da saúde do organismo.

Segundo a Dietética Chinesa, alimentar-se bem significa alimentar-se com os produtos que contenham a energia necessária para o corpo em determinado momento. Os alimentos são caracterizados por sabor, cor, natureza, movimento energético, forma física, forma de preparo, temperatura e tropismo, pois todos estes têm ação sobre os demais órgãos e energias do nosso organismo.

A partir de um diagnóstico personalizado, o médico de Medicina Chinesa irá recomendar incidir em dada especificidade dependendo da condição do paciente determinada pela avaliação dos meridianos e órgãos envolvidos no desequilíbrio energético. Neste sentido, torna-se fundamental conhecer as rotinas alimentares de cada paciente para que possam ser feitas as devidas recomendações em prol da sua saúde e bem-estar.

Estética & Dermocosmética

A abordagem da medicina complementar nesta vertente surge devido à elevada procura por procedimentos não-invasivos e resultados efetivos. O tratamento tem o seu principal foco no emagrecimento, na tonificação e na definição corporal, trabalhando-os através de electroestimulação em pontos de acupuntura e de inserções musculares, com electrodos autoadesivos e/ou agulhas. Especificamente para um cuidado estético facial, o objetivo é combater a flacidez dos músculos, obtendo um lifting natural e saudável, onde se segue a bioestimulação dos fibroclastos dérmicos que potenciam a produção local de colagénio e elastina. Com este processo promove-se o preenchimento das rugas faciais e a rejuvenescência.

Jamais descuidando as necessidades da pele, é com a dermocosmética assente nos princípios da medicina chinesa que se desintoxicam, tonificam e nutrem os tecidos assim como a energia, o sangue, os líquidos orgânicos e os órgãos por forma a proporcionar os resultados desejados, refletindo a beleza de dentro para fora.

Ventosaterapia

Consiste na aplicação de ventosas fixas ou móveis sobre uma determinada área do corpo aquando de patologias agudas ou crónicas. Esta técnica visa purificar o sangue das toxinas acumuladas no organismo ao desimpedir a estase energética e sanguínea. Muito utilizada no alívio de dores musculares, lombalgias, dores abdominais, hipertensão arterial, má circulação sanguínea, celulite e gordura localizada.

A ventosaterapia apresenta-se também como um complemento na massagem pois aumenta o fluxo da linfa, reduz o edema, mantém a flexibilidade dos músculos, retira fibroses, mobiliza o funcionamento dos órgãos, descongestiona os bloqueios de energia e ativa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

Moxibustão

A libertação de calor aquando da combustão da erva Artemísia Vulgaris, tem propriedades de estimulação dos pontos de acupunctura. O tipo de calor emanado juntamente com os odores libertados têm a capacidade de atuar em diversas patologias e fortalecer a circulação de energia e de sangue.

Login

Contate-nos

O nosso objectivo é promover o seu bem-estar.
Esclareça as suas dúvidas ou solicite mais informações sobre as terapias Essence®.
 Daremos resposta com a maior brevidade possível.

+351 910 573 013
info@essenceprimecare.com

Espaço Oeiras

Espaço Marquês de Pombal

Espaço Sintra