Drª Mafalda Carvalheiro
Ser médica para mim é mais que uma profissão, é uma vocação. Desde que me lembro que adoro aprender sobre o corpo humano. Continuo a adorar aprender. E gosto de aprender sobre tudo o que tem a ver com saúde, daí que só podia ter escolhido a especialidade de Medicina Geral e Familiar. Poder acompanhar famílias, com os seus elementos nas diferentes fases do ciclo de vida. Poder seguir um bebé desde a sua gestação, até aos primeiros dias de vida, até que se torna criança, adolescente, adulto. Promover ativamente a saúde, para que se possa evitar a doença, mas se a doença surgir oferecer os melhores cuidados, regendo-me pela evidência científica mais atualizada. Nesta ótica de promoção da saúde sempre me despertaram interesse as medicinas alternativas, porque acredito numa medicina integrativa e holística. Acredito que saúde é o “estado de completo bem-estar físico, mental e social” (OMS), mas também energético. Fiz formações breves em Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda e Reiki, em parte para dar respostas à minha curiosidade, e principalmente para beber do conhecimento destas práticas milenares e aplicar esse conhecimento na maneira como olho para os meus pacientes e para os seus sintomas. Sublinho que a medicina que estou habilitada a exercer é a medicina convencional, de forma integrativa.
Sempre me interessou a vertente humanitária da Medicina, o que me levou a fazer, voluntariado médico em regiões carenciadas de países como a Guatemala, Nicarágua e Peru.
Experiências que guardo com grande carinho, que me ensinaram muito, tanto a nível profissional como pessoal. Foi esse interesse que me levou a fazer o mestrado em saúde pública e desenvolvimento, que me trouxe conhecimento em áreas como a promoção da saúde, investigação, epidemiologia, estatística, desenvolvimento comunitário, planeamento e avaliação em saúde.
Em 2023 fui mãe pela primeira vez e desde então tive uma motivação acrescida que me levou a fazer várias formações para reforçar e atualizar os meus conhecimentos de pediatria e puericultura, em áreas como o sono infantil, baby-led weaning e orientação parental no comportamento infantil/vinculação afetiva. Da mesma forma, passar por uma gravidez motivou-me a procurar formações na área da nutrição e suplementação, neuro desenvolvimento fetal, bem como a entender melhor a fisiologia e imunologia inerente a este fenómeno tão complexo. Como médica de família já fazia seguimento integral a grávidas de baixo risco e crianças, mas depois do último ano sinto que tenho ainda mais para oferecer nestas áreas.
● 2010-2016: Mestrado integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da
Universidade de Salamanca.
● 2017: Internato de Formação Geral, Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.
● 2018-2022: Internato de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar na USF
Ouriceira.
o Estágios durante o internato: saúde da mulher, saúde infantil e juvenil, saúde
mental, cirurgia, ortopedia, reumatologia, endocrinologia, dermatologia,
urgência medicina interna, psicologia, medicina tropical e saúde pública (Rio
de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz), medicina do viajante, serviço social.
● 2023-atualidade: Médica de Família na USF Costa do Estoril.
● 2024-atualidade: Médica de Família na Essence Prime Care.
Formações conferentes a grau:
● Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento, Instituto de Higiene e Medicina
Tropical, Universidade Nova de Lisboa
● Curso de Pós-graduação em Doenças Infeciosas, Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa/Hospital Curry Cabral
● Curso Pós-Graduado em Comunicação na Consulta de MGF
Voluntariado:
● ONG Health and Help: atendimento médico em clínicas situadas em zonas carenciadas e isoladas dos recursos de saúde.
Setembro-outubro 2021 – Guatemala
Outubro-novembro 2022 – Nicarágua
Publicações:
● “Saúde Comunitária para Todos”, artigo publicado na Acta Médica Portuguesa
● “A relevância dos instrumentos de avaliação familiar em utentes hiperfrequentadores”
– capítulo de livro “Práticas preventivas e práticas curativas na Medicina 2”
● “Perturbação Disfórica Pré-menstrual: particularidades na saúde mental da mulher”,
artigo publicado na revista AIMGF
Procuro atualizar-me constantemente e atuar de acordo com as mais recentes evidências científicas. Quanto mais estudo, e quanto mais consultas faço, mais convicta estou de que o estilo de vida é a mais importante medida preventiva e terapêutica: atividade física, nutrição adequada, sono de qualidade e uma boa saúde mental constituem os pilares para a saúde, longevidade e qualidade de vida.