Skip links

Amamentação

Ver preçário

Qual a importância da amamentação?

A amamentação é um ato de amor, proteção e alimentação, que traz muitos benefícios para o bebé mas também para a mamã. No entanto, podem surgir muitas dúvidas e situações desafiantes ao longo deste processo, principalmente num primeiro filho. Desde perceber quando o bebé está com fome, qual a posição mais confortável para o amamentar, como colocar o bebé no peito, perceber se o bebé mamou o suficiente entre tantas outras questões.

Na Essence Prime Care temos profissionais especializados preparados para acompanhar esta fase, orientando e apoiando a mãe e capacitando a família para as necessidades da criança.

Benefícios da amamentação

OMS recomenda que as mães, a nível global, amamentem exclusivamente os bebés durante os primeiros seis meses de vida com vista a conseguirem um crescimento, desenvolvimento e saúde ideais. Por conseguinte, devem receber alimentação complementar adequada e continuar a amamentar até aos dois anos de idade ou mais.

O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado ao recém-nascido, salvo raras exceções. Apresenta vantagens para a mãe e para o bebé pois previne infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias; O leite materno tem ainda um efeito protetor sobre as alergias, como alergia às proteínas do leite de vaca; e permite que o bebé tenha uma melhor adaptação a outros alimentos. A longo prazo, pode referir-se também a importância do aleitamento materno na prevenção da diabetes e de linfomas. No que diz respeito às vantagens para a mãe, o aleitamento materno facilita uma involução uterina mais precoce, e associa-se a uma menor probabilidade de ter cancro da mama entre outros.

Veja os episódios Mommy Talks by Essence que abordam o tema da amamentação com a convidada especial Drª Cristina Pincho, consultora de lactação certificada internacionalmente, doula, instrutora de massagem para bebés, educadora perinatal e consultora de babywearing.

O período de amamentação pode gerar muitas dúvidas e receios, comuns a muitas mães e famílias. Mommy Talks destaca alguns mitos, desafios e benefícios desta fase.

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência.