“MAIS BELEZA E AUTOCONFIANÇA: SOLUÇÕES ESTÉTICAS”
/ Para a revista Zen & Energy nº100 / de Maio de 2017 /

O Verão aproxima-se e com ele as habituais preocupações com o corpo. Começamos a repensar nos erros alimentares do Inverno, na ausência de cuidados cosméticos com o corpo e com o rosto, e por isso surge a impaciente procura por soluções rápidas e eficazes. É certo que precisamos que sejam rápidas para nos fazer sentir bem durante esta estação do ano em que o corpo está mais exposto, mas para corrigir os desequilibrios de forma duradoura e benéfica é fulcral compreender que os hábitos devem ser mantidos durante todo o ano. O sedentarismo e o efeito iô-iô de perda e ganho de peso constante favorece as estrias e a flacidez, que aliado a hábitos alimentares incorrectos, contribui para o aparecimento da celulite.

Estas imagens revelam apenas alguns dos principais motivos de consulta na área estética mas existem tantos outros como a retenção de líquidos, edema, dilatação abdominal, ascite, acne, rosácea, melasma, pele seca e desidratada, foliculite, etc, que procuram auxílio junto das Terapêuticas Não-Convencionais. Com mais de 5000 anos de registos clínicos, a Medicina Chinesa (MTC) encontra inúmeras soluções estéticas para os seus pacientes, onde as mais procuradas envolvem a acupunctura (e electroacupunctura, com ou sem agulhas), a fitoterapia, a massagem e a dietética. É certo que todas elas detém resultados eficazes mas como podemos atingi-los mais rapidamente? Em complementariedade com a área dermocosmética, drenagem linfática e fitoterapia.

A maior garantia da MTC são os efeitos duradouros comparativamente a outros tratamentos cosméticos concorrentes, pois activam o potencial energético e fisiológico do organismo de cada individuo, tratando-o como um todo e de dentro para fora. Não obstante, e mediante o caso clínico ou o objectivo do paciente, pode ser necessária manutenção de 8-8 meses ou anualmente.

A acupunctura, moxibustão e vitamina E, potenciam a irrigação sanguínea e nutrem todas as camadas da pele, sendo essenciais num tratamento de estrias, por exemplo. Para estimular a perda de peso, a dietética e a fitoterapia são o vitais, e para o tónus muscular, a electroacupunctura sem agulhas aliado ao exercício físico é a chave do sucesso. Para activar a via das águas e mobilizar líquidos intersticiais orgânicos, a drenagem linfática aliada a óleos vegetais e essenciais torna-se um excelente complemento. Se por outro lado pretende uma acção mineralizante profunda impregnada com oligoelementos, os envolvimento com lamas e água termal são o que procura pois desintoxica, purifica e ainda detém uma acção de alivio muscular e articular, beneficiando na dor.

No rosto várias são as patologias que surgem mas depois do frio é crucial hidratá-la e nutri-la para se preparar para a exposição solar e evitar o envelhecimento cutâneo precoce. Hiperpigmentação, elastose, flacidez, renovação celular mais lenta, pele seca e áspera são algumas das manifestações desse envelhecimento por excesso de radiação solar. Esta condição pode ser retardada através de uma alimentação saudável, rica em legumes e frutas, e da aplicacção de produtos cosméticos, especialmente os que contêm protectores solares, extratos de plantas nutritivas, hidratantes e com capacidade anti-radicalar. Os comedões surgem com bastante facilidade e podem ser do tipo fechados (ponto branco) ou abertos (ponto negro), revelando acções oxidativas da poluição e radicais livres. O segredo engloba cuidados diários de limpeza, tonificação, hidratação e protecção solar, bem como esfoliação e hidratação antes e depois dos meses de exposição solar. Consulte um profissional para lhe indicar produtos cosméticos ideais para o seu tipo de pele.

Tão importante quanto os tratamentos de corpo e rosto, é a qualidade dos seus hábitos alimentares. Depois de um diagnóstico diferencial personalizado, será realizado um plano dietético onde poderá compreender qual o seu padrão energético e quais os alimentos indicados ou contraindicados no seu caso clínico.

Para entrar com o pé direito nesta estação, a Essence Prime Care e a Zen Energy presenteiam-no com um voucher de -20% de desconto em todas as massagens e tratamentos de corpo para utilizar até 31/08/2017. Experimente um tratamento de esfoliação, envolvimento de lama Grotta Giusti e massagem, ou até mesmo uma drenagem linfática com óleo elasticizante para renovar a densidade da sua pele e revelar o verdadeiro potencial do seu corpo.

A beleza e a saúde da sua pele são a manifestação de um equilibrio interno profundo. Dê as boas-vindas ao Verão com confiança e esplendor.. mime-se, cuide de si, goste de si!

 

_
Pode também ler o artigo completo na rubrica “Soluções Estéticas” da edição #100 da Zen & Energy em qualquer dos links abaixo, onde para mais informações sugerimos que acompanhe o site e facebook da revista em www.revistazen.pt e www.facebook.com/ZEN-Energy.

20170401_artigo_ZenEnergy_mag100_pag66

20170401_artigo_ZenEnergy_mag100_pag67

Artigos Recentes