“PREPARE E CUIDE DA SUA PELE NO VERÃO”
/ Para a revista Zen & Energy nº90 / de Julho de 2016 /

Para dar as boas-vindas ao Verão deve preparar-se e estar alerta dos efeitos da radiação solar. A dietética e a biocosmética podem ser grandes aliados já que ambos concedem ao organismo aquilo que ele necessita, começando por nutri-lo de dentro para fora e complementando com cuidados que a pele reconhece. A biocosmética é constituida por matérias primas activas vegetais provenientes de agricultura biológica; os seus compostos agem em simbiose com o metabolismo da pele e preservam a protecção natural da pele (filme hidrolipidico); não é testada em animais, e é embalada em material 100% reciclável.

No verão o envelhecimento cutâneo é acelerado pela exposição aos raios ultravioleta (UV) que nesta estação se apresentam na sua maior intensidade. Este fenómeno sucede porque os processos vitais se atenuam, como a diminuição da actividade enzimática, o aumento de radicais livres, as modificações do metabolismo e as alterações nas diferentes estruturas da pele e nos seus anexos cutâneos. Para além da exposição a radiação UV, este processo é igualmente acelerado pela poluição, alterações climáticas, tabaco, álcool, alimentação desequilibrada, stress, aditivos químicos, pesticidas, etc

A radiação UV pode ser diferenciada consoante a sua capacidade de penetração em UVA, UVB e UVC. A radiação UVC é a de mais baixa penetração sendo totalmente absorvida pela atmosfera e não representando um perigo à saúde. Por outro lado, os raios UVB são apenas parcialmente absorvidos pela atmosfera, o que leva a que, especialmente no verão quando a radiação é mais intensa, penetrem até à superfície e atinjam a epiderme. A epiderme bloqueia em parte e protege o organismo mas não impede que sejam o principal responsável pelas queimaduras do sol. Os UVA são mais perigosos pois têm a propriedade de penetrar profundamente na atmosfera e na nossa epiderme, aceleram o envelhecimento cutâneo e podem provocar alergias solares e desordens de pigmentação. Hiperpigmentação, elastose, flacidez, renovação celular mais lenta, pele seca e áspera são algumas das manifestações desse envelhecimento por excesso de radiação solar. Esta condição pode ser retardada através de uma alimentação saudável, rica em legumes e frutas, e da aplicacção de produtos cosméticos, especialmente os que contêm protectores solares, extratos de plantas nutritivas, hidratantes e com capacidade anti-radicalar.

Os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce ao  protegerem o organismo da acção nefasta dos radicais livres através da inibição da oxidação. Estão presentes nas vitaminas A, C, E e carotenóides. O mais abundante na pele é a vitamina E que se encontra presente nas glândulas sebáceas. A vitamina C é um antioxidante hidrossoluvel importante na fotoprotecção, que estimula o colagénio pelos fibroblastos e regula a pigmentação. Já o licopeno, a luteina e o B-caroteno são carotenóides que podem ser encontrados no tomate e na cenoura. O B-caroteno é um importante precursor da vitamina A, essencial na manutenção da pele, mucosas e globo ocular. Quando os mecanismos celulares de defesa estão diminuídos devemos procurá-los noutras fontes, como em tratamentos tópicos de vitamina C (para reduzir o eritema da radiação UV e combater os efeitos da radiação B) ou no consumo de alguns alimentos como: couve, abóbora, beterraba, batata-doce, broculo, cenoura, caju, espinafre, agrião, uva, kiwi, laranja, limão, manga, melão, morango, papaia, tomate, arroz integral, amêndoa, noz, gema de ovo, gérmen de trigo, milho, semente de girassol e frutos vermelhos.

Por isso existem cuidados diários fundamentais preventivos que não deve descartar: aplicar protector solar; evitar exposição excessiva ao sol e ao fumo do tabaco; evitar o consumo de bebidas alcoolicas e preferir uma alimentação saudavel e rica em antioxidantes. Para compreender qual a sensibilidade da sua pele à exposição solar consulte o diagrama baixo:

Os fototipos I e II têm predisposição para alergias solares e devem efectuar suplementação de antioxidantes carotenóides, vitaminas C e E, selénio e proantocianidinas, um a dois meses antes de iniciarem a exposição solar, juntamente com o factor de protecção solar (FPS) adequado. Esta suplementação pode também ser utilizada para se obter um bronzeado seguro e uniforme.

DICA: Antes da época balnear, efectue quinzenalmente uma esfoliação corporal com sal marinho e óleo de coco para estimular a circulação sanguínea e eliminar as células mortas. Após enxaguar, adicione flocos de aveia ao seu banho e sinta a sua pele revitalizada!

PROTECTOR SOLAR, LOÇÃO PÓS-SOLAR E CUIDADO SOS

O óleo vegetal de karanja e sésamo, em associação com um agente emulsivo, um ecrã solar e um filtro físico (como o óxido de zinco), conseguem atingir um factor de protecção solar 30, especialmente quando aliados ao macerado de cenoura e ao óleo vegetal de buriti, que são ricos em vitamina A e caratenóides. Contudo, para uma protecção solar mais eficaz, devemos escolher um FPS superior a 30 e que proteja contra os raios UVA , indicado pelo  PPD (Persistent Pigment Darkening), e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).

Aplique o protector 30 minutos antes da exposição, renove a cada 3 horas e após mergulhar. Não descure o cuidado pós-solar pois refresca, repara e acalma a sua pele, evitando a descamação e prolongando o bronzeado.

Recomendação não-bio pós-solar: Loção pós-sol Avène; Hidratante Barral com áloe vera, cera de abelha e óleo de jojoba

Recomendação bio pós-solar: Óleo vegetal de rosa mosqueta, argan, amêndoas doces ou macerado de calêndula + activo de alfa-bisabolol (provém do extrato da camomila) + óleo essencial de lavanda angustifolia, palmarosa e neroli

Recomendação bio SOS escaldões: Óleo vegetal de rosa mosqueta, jojoba, argan ou macerado de calêndula ou áloe vera + activo de alfa-bisabolol + óleo essencial de lavanda angustifolia, palmarosa e hortelã-pimenta

A nutrição (relacionada com a quantidade de lípidos) e a hidratação (relacionada com a quantidade de água) da pele atingem-se através de uma alimentação saudável, da aplicação de produtos cosméticos indicados ao nosso tipo de pele e do cuidado antes/durante/após a exposição solar. Como tal, tenha atenção a alterações bruscas de temperatura – deve sempre preferir beber a água natural invés de fresca e não exagerar nos gelados pois seca os liquidos orgânicos e estagna a sua energia vital. A sopa é a melhor forma de hidratar e nutrir as células pelo que deve incluí-la pelo menos uma vez ao dia.

A beleza e a saúde da sua pele são a manifestação de um equilibrio interno profundo. Cuide de si diariamente.. por si e para si.

_
Pode também ler o artigo completo na rubrica “Equilíbrio Interno” da edição #90 da Zen & Energy, onde para mais informações sugerimos que acompanhe o site e facebook da revista em www.revistazen.pt e www.facebook.com/ZEN-Energy.

20160701_artigo_ZenEnergy_mag89_pag34

20160701_artigo_ZenEnergy_mag89_pag35

20160701_artigo_ZenEnergy_mag89_pag36

 

Artigos Recentes