Barritas Energéticas de Maçã e Canela

Barritas Energéticas de maçã e canela

Quem nunca precisou daquele boost de energia a meio do dia? Ou pensou em recriar as barritas energéticas em sua casa mas sem os ingredientes menos saudáveis que se encontram associados? Esta receita deliciosa e fácil de fazer, vai de encontro não só às carências nutricionais diárias da maior parte de nós como é o perfeito snack para muitos atletas e desportistas!

Composta por dois incriveis ingredientes que activam e harmonizam a energia do Sistema Digestivo, Respiratório, Gastrointestinal, mas também actuam na componente emocional, dando mais foco e motivação, estas barritas vão com certeza nutri-lo de dentro para fora. Querem experimentar?

Ingredientes

2 chávenas de nozes
2 chávenas de flocos de aveia (sem gluten)
1 chávena e 1/2 de tâmaras (retirar caroço)
2 colheres de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de sal
2 chávenas de maçã (aos pedaços pequenos)

Modo de Preparação

  1. Pré – aqueça o forno a 175 graus. Numa assadeira forrada com papel vegetal coloque as nozes e a aveia, e toste durante 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
  2. Num processador coloque as nozes, a aveia, as tâmaras e o sal. Processe bem e por fim adicione as maçãs. Envolva bem.
  3. Transfira esta massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pressione a massa até formar uma camada lisa e compacta.
  4. Leve ao forno durante 20 minutos. Deixe arrefecer entre 10 a 15 minutos antes de cortar as barrita.
  5. Guarde no frigorífico num recipiente hermético.

Ação Terapêutica

CANELA:
Actua na energia do Coração, Bexiga e Pulmão. Remove estase de sangue, elimina humidade, auxilia a transpiração (e retira fatores patogénicos do organismo) e promove o sistema respiratório. Como elimina estagnação e humidade, pode aliviar dores musculares, rinorreia, cefaleia, gripe/constipação, dores menstruais, ausência de menstruação, actua nas nossas emoções e detém acção afrodisiaca.

MAÇÃ:
Nutre a energia do Pulmão, Intestino Grosso; harmoniza a energia do Baço/Estômago; gera liquídos orgânicos e humedece os Pulmões. Pode ser indicada em casos de garganta e tosse seca; sede; diarreia; prisão de ventre; gastrite; colesterol elevado; hipertensão e patologias cardiovasculares. Quando comida crua em excesso pode desencadear distensão abdominal pelo que a dosagem recomendada é 1 a 2 maçãs/dia*.

Nota

O incrível das receitas são a imensidão de possibilidades e novos paladares pois podemos alterar ingredientes e personaliza-los mediante cada caso clínico para obter melhores resultados terapêuticos mas também para ir de encontro ao gosto de cada um! Experimentem, personalizem e utilizem o hashtag #healthybyessence para estamos sempre a par das vossas inovações e estilo de vida saudável!

Artigos Recentes